sábado, 24 de maio de 2014

Ler é bom, faz-me feliz

O grupo da sala 1 do Jardim de Infância da Quinta do Vieira foi à biblioteca para fazerem a requisição domiciliária. Enquanto procuravam o livro que pretendiam iam dizendo : "Ler é bom"; "Eu gosto dos teus livros"; "Tou feliz"; "Este livro é giro, vou levar este"...
Depois de escolherem o livro iam-se sentando folheando-o e descobrindo as suas histórias. Após preenchidas as fichas de requisição saíram contentes para o levarem para casa para ler juntamente com os seus pais.




Li e gostei - A Galinha dos ovos misteriosos

Os alunos da turma do 1º A da Escola Básica Professora Elvira Valente estiveram na BE e assistiram à leitura do conto A Galinha dos ovos misteriosos. Mostraram interesse em requisitar o livro e levaram-no para ler em casa com as suas famílias. A Professora Bibliotecária lançou o desafio de fazerem um registo, o qual realizaram e apresentaram na biblioteca na sessão seguinte.
Um obrigada às famílias pelo interesse demonstrado e pela colaboração na realização deste desafio.




O Lobo Mau Xau-Xau

As crianças do Jardim de Infância de Santiago,sala 1 e sala 2, mais uma vez, foram à biblioteca escolar.
Após uma curta sessão de movimento, ao som de uma musica suave, ouviram com atenção e gosto o conto O Lobo Mau Xau-Xau. Ao longo do conto foram interagindo, imitando os animais que o lobinho ia encontrando  e no final deram a sua opinião. De seguida escolheram o livro que queriam requisitar levando-o com todo o cuidado para casa.



sexta-feira, 23 de maio de 2014

Conversas com... escritores - António Mota

Ontem, dia 22 de maio, os alunos do 1º A, 3º A e 3º B da EB da Quinta do Vieira receberam o escritor António Mota na sua biblioteca escolar.
Os alunos do 1ª A apresentaram um texto da sua autoria, que leram com mestria, os do 3º B apresentaram um texto do escritor Uma casa muito estranha que musicaram e ilustraram com a colaboração das professoras de expressão plástica e de música e,
os alunos do 3º A, fizeram algumas perguntas centradas na vida e na obra do autor.
O escritor António Mota ouviu os grupos com atenção e simpatia, respondendo a todas as questões de forma clara e divertida, estabelecendo empatia com todas as crianças. 
No final da sessão os alunos ofereceram ao António Mota alguns trabalhos e o escritor deu uma sessão de autógrafos.





Concurso Faça Lá um Poema

Os alunos do 2º A da EB Professora Elvira Valente partilham aqui
os poemas que criaram no âmbito do Concurso Faça lá um poema, bem como o trabalho realizado em articulação com as outras áreas curriculares


domingo, 11 de maio de 2014

Poesia

Os alunos do 3º A da EB de Santiago partilham aqui os poemas que criaram no âmbito do Concurso Faça lá um poema








domingo, 13 de abril de 2014

Notícias da Semana da Leitura

Em todas as BE das escolas de Custoias, realizaram-se ao longo da Semana da Leitura, (de 17 a 21 de março, alargada até ao dia 28 de março), várias atividades de leitura que envolveram as crianças do pré-escolar, alunos do 1º, 2º, 3 e 4º ano, encarregados de educação e/ou familiares e o NAPESMATE.