Em breve mais fotos
domingo, 13 de abril de 2014
Semana da leitura - Leitura para e com pais e familiares
Mais uma vez, na Semana da Leitura as famílias partilharam com os seus educandos, em sala de aula ou na BE, momentos dedicados à leitura num saudável convívio.
Em breve mais fotos
Em breve mais fotos
segunda-feira, 17 de março de 2014
terça-feira, 4 de março de 2014
Li, gostei e recomendo
Os alunos do 2º ano participaram na atividade LI, GOSTEI E RECOMENDO, realizando alguns comentários às obras que foram requisitando ao longo do mês de janeiro e fevereiro.
É de realçar o seu empenho e a participação dos Encarregados de educação.
Requisição Domiciliária
Os alunos do 1º ano leram, gostaram e deixam aqui o seu testemunho.
Parabéns!
Obrigada aos Encarregados de educação e/ou seus familiares pela colaboração nas leituras e pelo empenho na realização dos registos.
Hora do conto
As crianças do JI de Santiago, sala 1 e sala 2, mais uma vez, estiveram na BE. A PB leu "Amor Monstro". Todas manifestaram agrado e partilham aqui alguns dos seus registos.
sábado, 22 de fevereiro de 2014
Elmer
“Todos iguais, todos
diferentes”
Com a atividade do Elmer o grupo de Educação
Especial pretendeu assinalar o Dia Internacional da Pessoa com
Deficiência e promover
uma maior consciencialização da responsabilidade social relativamente à
inclusão das crianças com necessidades educativas especiais.
Nos
meses de Novembro e Dezembro as professoras Bibliotecárias, Júlia e Otília, em colaboração com o grupo de Educação
Especial, ajudaram a divulgar a história do Elmer junto dos alunos das
diferentes escolas de Custóias. Os alunos foram convidados a realizar trabalhos
diversificados sobre o Elmer e conjuntamente com os encarregados de educação realizaram Elmers com grande
criatividade, grande parte em 3D, recorrendo a materiais diversificados:
plasticina, barro, tecidos, missangas, botões, garrafões e garrafas de plástico,
pacotes de leite, papel colorido, entre outros.
Os trabalhos estiveram expostos, nas diferentes escolas, dando oportunidade a alunos e familiares, de apreciarem a beleza, o engenho da confeção e a diversidade de elefantes.
Parabéns e obrigada a todos os encarregados de educação e familiares que contribuíram para que esta exposição fosse tão extraordinária.
Parabéns e obrigada a todos os encarregados de educação e familiares que contribuíram para que esta exposição fosse tão extraordinária.
quinta-feira, 2 de janeiro de 2014
Concurso Faça lá um poema
FAÇA LÁ UM POEMA 2014 | FAQS http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos/index.php?s=concursos&tipo=1&concurso=45
No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita, o Plano Nacional de leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, voltam a realizar o Concurso de Poesia FAÇA LÀ UM POEMA (FLP), para que convidam as escolas públicas e privadas, do 1º Ciclo ao Ensino Secundário, de todo o país, Continente e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.
O Concurso vai decorrer entre Janeiro e Março de 2014 e terá a sua Final no Centro Cultural de Belém, integrada nas comemorações do Dia Mundial da Poesia.
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
BEM VINDOS À BIBLIOTECA ESCOLAR
Sendo o convívio com os livros, com as histórias e com o material da escrita em geral muito importante para o desenvolvimento global das crianças, vamos iniciar o ano lectivo de 2013 / 2014 na Biblioteca Escolar e começar/recomeçar a requisição domiciliária.
Agradeço aos pais e encarregados de educação a disponibilidade para a leitura das histórias e a exploração das mesmas e solicito a sua atenção para a conservação dos livros e para a devolução na data indicada.
Aos pais, familiares e amigos que no ano anterior ofereceram livros para enriquecer a Biblioteca escolar, um muito obrigada.
Certa da vossa colaboração
A professora bibliotecária
A professora bibliotecária
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
Boas férias
Para todas as crianças e docentes do Agrupamento Irmãos Passos umas boas férias.
Quer seja no campo, quer seja na praia... divirtam-se.
Quer seja no campo, quer seja na praia... divirtam-se.
quinta-feira, 27 de junho de 2013
Hora do Conto Para Pais e Familiares
Ao longo do mês de maio e junho, as crianças dos 3º e 4º anos das EB1 de Santiago e Professora Elvira Valente, apresentaram, em "Hora do Conto", os seus projetos, textos originais e dramatização de duas obras de autores portugueses.
Os pais mostraram-se agradados, dando os parabéns às crianças e aos docentes envolvidos.
segunda-feira, 10 de junho de 2013
O Patinhas Brancas e o mistério das cenouras desaparecidas
Os alunos do 2º A da EB Professora Elvira Valente, numa oficina de escrita criativa,escreveram e ilustraram uma pequena história que aqui deixam para quem gosta de ler.
"O Peixinho Dourado"
Os alunos do 4º A da EB Professora Elvira Valente partilham convosco o conto por eles criado e ilustrado.
Hora do Conto "Olho o Mar"
No passado dia 7 de junho os alunos do 3º A da EB de Santiago realizaram uma Hora do Conto para as crianças do JI de Santiago e para os seus pais e/ou familiares.
Os textos apresentado foram "Olho o Mar" e "Mar" da autoria do grupo, criados numa oficina de escrita criativa em articulação Biblioteca Escolar, Sala de aula, Expressão Musical e com a colaboração da professora de Inglês que traduziu e trabalhou o refrão do poema.
Os textos apresentado foram "Olho o Mar" e "Mar" da autoria do grupo, criados numa oficina de escrita criativa em articulação Biblioteca Escolar, Sala de aula, Expressão Musical e com a colaboração da professora de Inglês que traduziu e trabalhou o refrão do poema.
Hora do Conto "A Princesa do Mar"
No dia 3 de junho, segunda-feira, os alunos do 3º B da EB de Santiago realizaram uma Hora do Conto para os seus pais e/ou familiares.
Contaram um conto original, da autoria do grupo, "A Princesa do Mar" , criado numa oficina de escrita criativa em articulação com a Biblioteca Escolar e apresentado através de teatro de fantoches verticais e finalizado com uma valsa trabalhada na Atividade de enriquecimento curricular de Expressão Musical.
Contaram um conto original, da autoria do grupo, "A Princesa do Mar" , criado numa oficina de escrita criativa em articulação com a Biblioteca Escolar e apresentado através de teatro de fantoches verticais e finalizado com uma valsa trabalhada na Atividade de enriquecimento curricular de Expressão Musical.
Hora do Conto "O Ratinho Marinheiro"
No passado dia 31 de maio os alunos do 1º A da EB de Santiago
realizaram uma hora do conto para os seus pais e/ou familiares.
A obra escolhida foi “O Ratinho Marinheiro” de Luísa Ducla
Soares e a sua eleição deveu-se ao tema referenciado pelo PNL para a
comemoração da semana da leitura a nível nacional, O Mar.
domingo, 2 de junho de 2013
Cartas à Biblioteca
Custoias, 9 de outubro 2012
Querida biblioteca:
Queria dizer-te que foste a melhor coisa
que aconteceu nesta escola, porque desde que vieste para cá, nós começamos a
ler melhor e a escrever melhor.
Eu já gostava de ler, mas depois de te
conhecer, comecei a gostar mais da leitura.
Fiquei muito entusiasmada quando te
conheci, pois eram tantos livros, que nem sabia por onde começar.
Queria dizer que fizeste muito bem, pois
acompanhaste-me na escola nestes dois últimos anos.
Muito obrigado.
Cumprimentos.
Rute Borges
domingo, 26 de maio de 2013
Subscrever:
Mensagens (Atom)











